Orientações sobre a NR-20

NR 20 Líquidos Combustíveis e Inflamáveis

NR-20 – O que muda com a norma atualizada?

Mantas BrasilEsta NR estabelece a definição para líquidos combustíveis, líquidos inflamáveis e Gás de petróleo liquefeito, parâmetros para armazenar, como transportar e como devem ser manuseados pelos trabalhadores.

Entre as mudanças, pode-se destacar que as novas instalações devem ser pensadas e projetadas considerando aspectos de segurança, saúde e meio ambiente que possam impactar a integridade física dos trabalhadores.

A capacitação dos empregados  também mudou. Cursos específicos, de integração, básico e intermediário sobre segurança e saúde no trabalho são obrigatórios, e até setembro todos os funcionários já devem ter cumprido essa exigência.

Os revendedores também precisam elaborar um plano para prevenção e controle de vazamentos, derramamentos e incêndios até setembro, documentando os riscos e medidas de controle, também conhecido como Análise Preliminar de Perigos/Riscos (APP/APR). Essas informações podem ser organizadas em um prontuário que deverá estar sempre disponível para os órgãos fiscalizadores.

A dica é ler todas as alterações e fazer uma auditoria em seu posto, revisando a documentação técnica e fornecendo treinamento para os funcionários. Além de ficar em conformidade com as novas regras, você evita problemas com a fiscalização, que deve ser aumentada uma vez que uma nova norma entrou em vigor.
Fonte: Intercamp Sistemas